Evento reuniu dezenas de participantes no Hotel Áster, em Alagoinhas.
Os empresários, comerciantes e industriais tiveram a oportunidade de ouvir as propostas dos candidatos Paulo Cezar Simões (União Brasil) e Gustavo Carmo (PSD), à prefeitura de Alagoinhas sobre seus projetos para as áreas do comércio, indústria e serviços.
Mobilidade urbana, infraestrutura, desburocratização e desenvolvimento econômico foram os selecionados pela organização do evento, mas outros temas dentro da área do comércio e indústria foram abordados.
O evento aconteceu na tarde de hoje (24), no auditório do Hotel Áster, e contou com cerca de 50 participantes entre empresários, imprensa e convidados, e teve a apresentação de Marcos Barreto, presidente da CDL, e Jorge Félix, presidente da Associação Comercial e Industrial.
Cada candidato teve 40 minutos para expor suas propostas sobre os temas previamente acertados, mas todos voltados para o setor. O tema mais discutido entre os candidatos foi a zona azul, implantada na atual gestão e assunto recorrente na cidade.
O primeiro a falar sobre o assunto foi Gustavo Carmo. Ele defendeu melhorias na continuidade do sistema e redução do valor. Já Paulo Cezar enfocou que a zona azul foi implantada sem ouvir os empresários, a Câmara Municipal e o cidadão comum, e que terá que, em caso de vitória, rever todo o contrato e reavaliar sua continuidade.
Somente em um tema os dois candidatos não destoaram de posições. Gustavo Carmo anunciou que está tentando atrair para Alagoinhas uma indústria de sucos de laranja já anunciada para se implantar em Inhambupe, cidade com forte produção de cítricos.
Gustavo disse que a vinda dessa indústria para Alagoinhas serviria para, além de gerar empregos e renda para o município, retomar a produção de laranja e demais cítricos, cuja cidade já teve grande apelo nacional pela laranja de umbigo.
Paulo Cezar disse que almoçou na manhã de hoje com o empresário proprietário da indústria e que falou pra ele das potencialidades de Alagoinhas, facilidade de escoamento da produção e dos incentivos fiscais que a cidade pode garantir.
Outro tema recorrente entre as duas palestras, feitas separadamente, foi sobre as dificuldades de liberação de alvará para constituição de uma empresa em Alagoinhas. Gustavo Carmo garantiu que vai visitar as cidades de Recife e Salvador, duas capitais que implantaram sistemas informatizados e que gerem não apenas a questão fiscal, mas outras demandas da sociedade.
Paulo Cezar garantiu que vai desburocratizar o setor, modernizar o gerenciamento de inscrição municipal, e convidar o Corpo de Bombeiros, alvo da maioria dos empresários, a facilitar a emissão de alvarás. Yure Azi, diretor da CDL, disse que cidades como Vitória da Conquistas já utilizam um sistema simplificado e, em tempo hábil, prefeitura e corpo de bombeiros já autorizam o funcionamento da empresa.
Sobre mobilidade urbana o candidato Gustavo Carmo disse que o sistema de transporte atual precisa ser revisto, mas há um entendimento para a alocação de 30 milhões de reais para a modernização do setor, mas que, a exemplo de outras cidades, Alagoinhas sofre com a redução do número de passageiros com o avanço dos transportes alternativos, mototaxis e motos.
Fonte: Vanderley Soares – DRT 4848