Criação de uma área para o Sicomercio, revitalização do Calçadão e planejamento para o São João 2025 foram algumas das pautas discutidas na reunião.
Na tarde desta segunda-feira dia (7) no Espaço João Paolilo, localizado na sede da Associação Comercial e Industrial de Alagoinhas (ACIA), foi realizada uma reunião convocada pela Força Empresarial de Alagoinhas e promovida pela Prefeitura Municipal, a pedido do prefeito Gustavo Carmo.
O encontro teve como objetivo discutir temas relevantes para o município, como a criação de um restaurante-escola/restaurante do Senac, a revitalização do calçadão da Rua Anísio Cardoso, no Centro da cidade, e o projeto do São João 2025. Diversos empresários, secretários municipais, servidores públicos e representantes da imprensa estiveram presentes.
Para o prefeito de Alagoinhas, Gustavo Carmo, o momento foi de extrema importância para o desenvolvimento da cidade. “Discutimos pautas fundamentais para o crescimento do município e fortalecemos a parceria com o setor empresarial. Serão injetados recursos na região central de Alagoinhas, destinados à estrutura do Senac, ao projeto de requalificação do calçadão e à realização do São João”, destacou.
Alagoinhas já recebeu mais de 30 milhões de investimentos para as unidades do Sesc e Senac, através da Federação do Comércio do Estado da Bahia (FECOMERCIO-BA), e o Sicomercio Alagoinhas permanece buscando apoio das instituições financeiras superiores para ampliar os serviços aos trabalhadores do comércio.
![]() |
Foto: Gustavo Carmo |
O prefeito acrescentou que o projeto da festividade junina já foi apresentado aos vereadores da base e aos secretários municipais. “A partir de quinta-feira, durante o evento dos 100 dias, trarei mais novidades”, enfatizou Gustavo.
ESCOLA/RESTAURANTE SENAC
![]() |
Foto: Divulgação / Projeto / Sicomercio |
O evento foi iniciado com uma apresentação do presidente do Sicomercio Alagoinhas, Benedito Vieira, que expôs o projeto de implantação de uma Escola de Gastronomia do Senac e de um restaurante do Sesc. O objetivo é promover o desenvolvimento socioeconômico da cidade.
Com o aumento da oferta de vagas nos cursos do Senac Alagoinhas, especialmente nas áreas de Gastronomia e Culinária, e a crescente demanda de alunos, surgiu a necessidade de construir uma escola voltada especificamente para esse setor. A proposta visa proporcionar aos estudantes um espaço adequado para aplicar na prática os conhecimentos adquiridos e facilitar a inserção no mercado de trabalho.
A ideia é que, paralelamente, seja implantado um restaurante voltado para os comerciários de Alagoinhas, uma antiga reivindicação dos sindicatos representativos das classes patronal e laboral. Tanto a escola quanto o restaurante funcionariam no mesmo prédio. “Alagoinhas tem mais de 6 mil comerciários e não conta com um restaurante voltado para esses trabalhadores. Com esse projeto, os próprios alunos seriam responsáveis pela produção dos alimentos”, destacou Benedito.
A proposta de Benedito é que a Prefeitura de Alagoinhas possa realizar uma doação ou concessão da área onde era localizada a Secretaria Municipal de Saúde, hoje abandonada, bem próxima de onde hoje está localizada a sede do Sindicato dos Comerciários (Sicomerciário). O projeto prevê um investimento em torno de 3 milhões de reais. “Tenho certeza que esse plano valorizará ainda mais aquela região do nosso Centro”, pontuou o presidente do Sicomercio.
![]() |
Foto: Benedito Vieira |
O projeto do Sicomercio ainda necessita ser protocolado, apreciado e aprovado pela Câmara Municipal de Vereadores para que a área seja cedida. A expectativa de Benedito é que, após a ratificação do Executivo e Legislativo, a execução do projeto será findada em menos de seis meses.
REQUALIFICAÇÃO DO CALÇADÃO
![]() |
Foto: Marcos Barreto |
O segundo momento da apresentação foi conduzido por Marcos Barreto, presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Alagoinhas, que também é uma entidade que compõe a Força Empresarial.
Representando os empresários que possuem empreendimentos na Rua Anísio Cardoso, mais conhecida como Calçadão, Marcos abordou as reivindicações e posicionamentos dos comerciantes, especialmente no que diz respeito ao futuro da área. “Foi realizada recentemente uma reunião com 11 representantes dessa região do comércio e, de forma unânime, todos optaram pela requalificação da via”, afirmou.
O presidente da CDL reforçou a concepção de que há a necessidade de um ordenamento, a ser provocado pela gestão municipal, para que o chamado Calçadão tenha mais atratividade e, consequentemente, potencialize a geração de emprego e renda. Marcos pontuou que outra congruência do pensamento dos empresários é que possa analisar a possibilidade de uma via compartilhada com piso intertravado, em que veículos leves em baixa velocidade e pedestres possam se locomover pelo trecho, assim como já ocorre na região da praça de Alagoinhas Velha.
Por fim, Marcos Barreto chamou a atenção do prefeito para a necessidade de se atentar ao problema da falta de drenagem na Rua Anísio Cardoso, que afeta diretamente os comerciantes durante os períodos chuvosos. A expectativa é que seja formada uma comissão entre a CDL e a Secretaria de Obras e Projetos (SEOP), com o objetivo de construir, de forma conjunta, uma proposta concreta para a localidade.
SÃO JOÃO 2025
A equipe da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo (SECET) apresentou aos presentes o projeto-piloto do São João de Alagoinhas de 2025.
O calendário junino em Alagoinhas iniciará no dia 14 de junho e segue até o dia 23 com várias festividades no palco principal, em espaços alternativos e na zona rural. A expectativa é que esse seja uma das maiores festas de São João da história do Município. Essa edição promete valorizar e resgatar as nossas raízes e tradições.
Os que acompanharam a apresentação demonstraram entusiasmo com as propostas apresentadas. O prefeito Gustavo Carmo e sua equipe evitaram dar “spoilers” antes do evento oficial de lançamento da festa, já que muitos detalhes ainda estão sendo ajustados e atrações seguem em fase de confirmação.
Fonte: Pereira News
Responder